terça-feira, 3 de maio de 2011

Comentário sobre o texto “Blogs como ferramentas pedagógicas”




Ao refletirmos sobre o uso das tecnologias digitais nos deparamos com uma ferramenta que, até pouco tempo atrás, era utilizada somente pelos adolescentes como uma espécie de “diário virtual”, onde interagiam com o mundo, especialmente com suas “tribos”: os blogs.
Tal recurso não passou despercebido pelos educadores, os quais perceberam a valiosa contribuição que essa ferramenta traria para os alunos, uma vez que é preciso estar em constante aprendizado e atento às mudanças, principalmente naquelas vividas por nossos alunos. Seus gostos, suas opiniões, ideias e formas de ver o mundo são importantes para nós educadores estarmos mais próximos de suas realidades e transformarmos o tempo em que passam na escola num momento de reflexão, conhecimento, e, essencialmente, num tempo prazeroso e interessante.
Porém, para que o uso dessa ferramenta seja feito de forma realmente eficaz, é indispensável abusar da criatividade tanto por parte de professores como dos alunos, para que os blogs exerçam, de fato, sua função pedagógica.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário